Passo a passo para regularização
As novas regras do Banco Central (BC) para o uso do Pix devem afetar cerca de 8 milhões de chaves vinculadas a CPFs em situação irregular na base de dados da Receita Federal. Essas chaves poderão ser excluídas.
Anunciada na última quinta-feira (6), a medida visa aumentar a segurança dos usuários do sistema de pagamentos instantâneos.
Para saber se o seu CPF está irregular e se a sua chave está entre as que poderão ser canceladas, a Agência Brasil preparou um passo a passo para regularizar pendências e evitar a exclusão.
1. Verifique a situação do seu CPF
O primeiro passo é conferir se o seu CPF se encontra em alguma das seguintes situações cadastrais: Suspensa, Cancelada, Titular Falecido ou Nula.
Para isso, acesse o site da Receita Federal, na aba "Comprovante de Situação Cadastral".
2. Regularize se o CPF estiver suspenso
Se a situação estiver como "suspensa", será necessário solicitar a regularização diretamente no site da Receita.
Segundo o órgão, na maioria dos casos, a atualização do CPF é feita de forma imediata. Contudo, se ao final do procedimento for gerado um protocolo de atendimento, será necessário enviar documentos adicionais à Receita Federal para concluir o processo.
Nesses casos, o envio da documentação pode ser feito por e-mail.
👉 Clique aqui para verificar o e-mail correspondente à sua unidade da federação.
Também é possível agendar a entrega presencial da documentação por meio do site da Receita, nesta aba específica.
3. Documentos necessários
Entre os documentos que podem ser exigidos estão:
4. CPF com status de "falecido" ou "cancelado"
Se o CPF constar como "titular falecido" ou "cancelado", será necessário agendar atendimento presencial em uma unidade da Receita Federal.
👉 Clique aqui para acessar o serviço.
5. Situações especiais
Em casos especiais, como o de pessoas com deficiência maiores de 18 anos, o pedido pode ser feito por:
Será necessário apresentar:
6. Menores de 16 anos
Para menores de 16 anos sob tutela ou guarda judicial, o pedido de alteração cadastral pode ser feito por:
Deve-se apresentar:
7. Atendimento em unidades conveniadas
O atendimento também pode ser realizado por unidades conveniadas, com custo de R$ 7,00. Os locais que prestam esse serviço são:
8. Para residentes no exterior
Pessoas que moram no exterior devem preencher o formulário disponível neste link.
Após o preenchimento, o formulário deve ser impresso e entregue em uma representação diplomática brasileira no prazo de até 15 dias, junto com os documentos necessários.
Após o preenchimento, o formulário deve ser impresso e entregue em uma representação diplomática brasileira no prazo de até 15 dias, junto com os documentos necessários.
Também é possível solicitar atendimento presencial nas repartições consulares brasileiras.
As informações estão disponíveis no portal E-consular.
📌 Fonte: Agência Brasil, acessado em 14/03/2025
✍️ Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil
🗓️ Publicado em 07/03/2025 – 13:51
📍 São Luís
Clique para assinar este blog e receber novos posts e materiais por e-mail.
+55 51 3195-5119
atendimento@shieldbankpoa.com.br